APRESENTAÇÃO! Oss... Uma página e uma visão pessoal sobre o Karate-Do em geral e sobre o Goju-Ryu Seigokan em particular é uma tarefa imensa. "A via do Budo é fazer do coração do Universo o nosso próprio coração." - Morihei Ueshiba. Esperamos estar à altura do que nos propusemos empreender... Eduardo Lopes

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Matizes de tristeza e alegria

Shihan Yukiaki Yoki (1943-2016)

A vida é mesmo assim... 
Em Agosto recebemos a triste notícia de que o Shihan Yukiaki Yoki falecera no dia 24 daquele mês. É certo que era uma notícia esperada, pois encontrava-se há muitos anos (desde 2008), gravemente doente, na sequência de um derrame cerebral. Ainda lhe demos a alegria de poder ver a publicação da sua obra (Yoki's Errantry in America) em inglês, editada pela Bubok, numa iniciativa do autor destas linhas, com a sua autorização transmitida por escrito e enviada do Japão. Infelizmente já não chegou a ver a publicação da mesma em língua portuguesa, traduzida pelo signatário. Notícias tristes.
Em Setembro, tivemos a alegria de receber os diplomas emitidos pelo Honbu Dojo, nomeando o Instrutor-Chefe da Seigokan em Portugal, Shihan José Santana (6º Dan), e atribuindo ao signatário o cargo oficial de Secretário-Geral da representação no nosso país daquela prestigiada escola de Karatedo Gojuryu. Em boa hora o fez, pois proliferavam muito recentemente rumores e falsas informações sobre o assunto nas redes sociais e não só. Notícias alegres.
A vida é mesmo assim... feita de tristezas e alegrias.
E a mesma continua, até que um dia chegue também o nosso ocaso.
Arigato!
Osu...

Eduardo Lopes

Diploma de Secretário-Geral